Projeto Biodigestores e Desenvolvimento Sustentável Rural. IDDEIA e Brookfield Energia Renovável S/A.

O projeto Biodigestores e Desenvolvimento Sustentável Rural é resultado do 2º edital para projetos de responsabilidade socioambiental financiado pela Brookfield Energia Renovável S.A. e executado pelo Instituto IDDEIA.

Objetivo

O objetivo geral do projeto é instalar 21 biodigestores anaeróbicos em propriedades e comunidades rurais.
A grande importância do projeto se dá ao melhorar a economia e o IDH dos beneficiários, devido ao uso do biogás como fonte de energia substituta ao gás liquefeito de petróleo (GLP), à lenha e ao fertilizante químico utilizado pelo produtor. O biofertilizante gerado pelo processo poderá ser comercializado.
Etapa 1 – Divulgação do projeto e identificação dos produtores interessados

O projeto será divulgado na cidade de Santos Dumont. Para isso serão realizadas reuniões em escolas rurais, cooperativas e em outros possíveis lugares determinados pelas condições locais.

Etapa 2 – Instalação dos Biodigestores e Capacitação dos Usuários

Serão instaladas 21 unidades biodigestoras em 21 propriedades rurais de gado leiteiro. Cada unidade biodigestora terá a capacidade de 1.000 litros de resíduo orgânico e até 5 m3 de biogás.

Todos os proprietários rurais envolvidos no projeto receberão todo tipo de instrução para o bom funcionamento do biodigestor.

Etapa 3 – Capacitação aos produtores

Serão realizadas visitas de capacitação e monitoramento aos produtores rurais envolvidos no projeto. Nessas visitas serão monitorados a instalação e o funcionamento dos biodigestores. Também será realizada a divulgação de outros produtos gerados pelo biodigestor, tais como, energia elétrica, créditos de carbono e a melhoria da qualidade do resíduo.

Etapa 4 – Divulgação dos Resultados

Os resultados obtidos no projeto serão divulgados na forma de relatórios, “folders”, palestras e meio eletrônico.
O projeto Biodigestores e Desenvolvimento Sustentável Rural é um projeto pioneiro, apesar dos biodigestores serem conhecidos da humanidade a mais de 2.000 anos, seu uso, monitoramento e produção nacional ainda é insuficiente para atender a todos os interessados. A cidade de Santos Dumont tem muitas semelhanças com o objetivo do projeto, pois é uma cidade de tradição pioneira que é observada em um dos seus mais ilustres habitantes, o pioneiro da aviação Santos Dumont.