Serviço de Orientação em Novos Horizontes e Ambientes Responsáveis

O Instituto IDDEIA e o Projeto SONHAR Planejando e Criando ambientes; Transformando pessoas e Realidades.

“A educação ecológica é o primeiro passo em direção à sustentabilidade. O segundo passo é a passagem da educação ecológica para o projeto ecológico (Ecodesign). Precisamos aplicar nossos conhecimentos ecológicos à redefinição fundamental das nossas tecnologias e instituições sociais, de modo a transpor o abismo que atualmente separa os projetos humanos dos sistemas ecologicamente sustentáveis da natureza.” CAPRA, 2003

O Instituto IDDEIA pensando nisso vem se preparando e capacitando sua equipe multidisciplinar,  para prestar um serviço de qualidade na promoção dessa passagem para uma sociedade mais sustentável. Nessa busca participamos do PDC 2011 (Permaculture Curse Design), da Morada da Floresta em parceria com o IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlantica).

Mas o quê é Permacultura?
Permacultura da palavra original Permaculture© – Permanent Agriculture (culture) é um sistema de planificação e criação de habitats humanos em harmonia com a Natureza.

Desenvolvido à 30 anos por Bill Mollison, um fervoroso ecologista Australiano e David Holmgreen, estes sistemas surgem como resposta alternativa às agressões do homem ao meio ambiente e conseqüentemente a si mesmo.

Não são métodos novos nem se “reinventa a roda”, mas sim um retorno a práticas ancestrais de observação, respeito e trabalho em colaboração com a Natureza como um todo.

É uma atitude de vida positiva que visa a sustentabilidade agrícola, social, cultural e econômica através de métodos de planificação e concretização apropriados, eficientes e produtivos cujos padrões se assemelham ou imitam a Natureza.

A Permacultura não é um sistema especializado e único numa determinada atividade mas sim um método de integração global de vários componentes da atividade humana, tais como agricultura, piscicultura, silvicultura, arquitetura, engenharia, paisagismo, ambiente, economia, sociologia, cultura(…), aplicável em todos os tipos de ambientes, tanto rurais como urbanos, empresas, escolas, condomínios  e etc.
Utilizando-se para tal das técnicas da Bioarquitetura, da Agroecologia, das Metodologias Participativas e Comunicação não violenta, para solução de conflitos, e Economia Solidaria.

A Permacultura de Bill Mollison resumiu 3 valores éticos básicos:

•    Cuidar da Terra – Todos os seres vivos animados e inanimados seja um grão de terra ou uma montanha, uma planta minúscula ou uma floresta, uma formiga ou uma baleia, do mar ou da terra, do ar e em última análise todo Universo.

•    Cuidar das pessoas – Este valor ético está interligado com o anterior pois não é possível cuidar bem das pessoas (começando por nós próprios) sem cuidarmos da terra e vice-versa. Assim, todos os seres humanos tem o dever de procurar e o direito a receber alimento, abrigo, cuidados de saúde, amor, educação, trabalho, entre outras necessidades para que assim se possam manifestar como seres participativos no longo processo da Vida.

•    Aplicar limites ao consumo e partilhar os recursos – Para que todos os seres existentes tenham oportunidades semelhantes de se manifestarem, é importante que cada um de nós contribua com dedicação aos outros. Assim que cada um de nós conseguir garantir as suas necessidades básicas (alimentação, abrigo, saúde, educação, …) deverá estabelecer os seus limites e estender os seus conhecimentos, capacidades e valores a ajudar os outros a consegui-lo também. Cuidar da terra e das pessoas só é possível se existir colaboração entre todos partilhando os infindáveis recursos que o Universo nos proporciona, no entanto para que estes recursos sejam equitativamente distribuídos no tempo e no espaço é necessário que cada individuo saiba o que é ter o suficiente e tenha somente o suficiente.

•    Com essas capacitações e parcerias firmadades desde  então, o Instituto IDDEIA oferece o Projeto SONHAR, como serviço de planejamento, apresentação, mobilização e implantação de projetos em Permacultura ou Ecodesign em:

•    Escolas, Condomínios, Empresas, Propriedades Rurais e Urbanas, Assentamentos Agrários, Conjuntos Habitacionas, Repartições Públicas, Eventos, etc.

•    Realizando tratamentos biológicos de efluentes, levantamento e possíveis reaproveitamentos do resíduos, possíveis prcessos de utilização de energias renováveis, como biodigestores, aquecimento solar, painéis fotovoltáicos, destinação adequada do lixo,capitação de agua da chuva, produção agroecológica de alimentos orgânicos, recuperação de solos degradados, reflorestamentos e florestamentos, curso, palestras , visitas vivênciais em ambientes naturais e projetos de educação ambiental.

•    Interessados fazer contato por meio do site ou dos telefones:

•    (24) 8112-6355.

Leave a Reply